Fazer o acesso no site https://singular.cbm.df.gov.br/inova/externo
====== Nova Solicitação ======
{{:publica:nova_solicitacao1.png|}}
Em seguida, deverá clicar no sinal mais (+), na linha contendo a expressão “Inclusão de Dependentes”.
{{:publica:inclusao_de_dependente.png|}}
Preencher os campos de acordo com o que se pede.
-Os campos da seção DADOS DO MILITAR serão automaticamente preenchidos
-Preencher os demais campos obrigatórios
-Na seção DADOS DO DEPENDENTE A SER INCLUÍDO, o campo GRAU DE PARENTESCO (indicado na imagem) selecione,
-Companheiro
-Cônjuge
-Enteado
-Filho
-Pais
-Pessoa sob guarda ou tutela judicial
{{:publica:tela_de_inclusao_1.png|}}
.
De acordo com o Grau de parentesco escolhido o campo SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIOS é alterado.
{{:publica:tela_de_inclusao_2.png|}}
.
=== Anexos: Incluir Filhos/Enteados/Menor sob Guarda/Tutela ===
-Clicar no botão "+ Filhos/Enteados/Menor sob Gurada/Tutela"
{{:publica:anexo_filhos.png|}}
.
Abre uma Pop-Up
-Preencher os campos obrigatórios
-Em TIPO DE DOCUMENTO, selecione
-TERMO DE GUARDA
-CERTIDÃO DE NASCIMENTO
-Em CERTIDÃO - NÚMERO DA INSCRIÇÃO: Inserir o número da inscrição da certidão de nascimento ou o número do termo de guarda.
-Em CÓDIGO DE VALIDAÇÃO: Campo de preenchimento obrigatório para a certidão de nascimento. O código de verificação da veracidade do documento, geralmente é apresentado ao final do documento.
-Em LAUDO MÉDICO - EMITIDO PELO CBMDF: Sempre que o dependente for inválido será necessário anexar o Laudo Médico com a informação.
-Em DECLARAÇÃO - AUXÍLIO PRÉ ESCOLAR: Modelo de termo de declaração abaixo
.
//Pai ou mãe que seja servidor de outro órgão - incluir neste campo um documento emitido pelo órgão empregador que informe se o dependente conta ou não com auxílio pré escolar pelo referido empregador. PAI OU MÃE QUE NÃO SEJA SERVIDOR PÚBLICO - Confeccionar declaração conforme modelo, assina e reconhecer firma da assinatura. TERMO DE DECLARAÇÃO Declaro para fins de prova junto ao Corpo de Bombeiros militar do Distrito Federal, que tenho conhecimento do benefício de Assistência Pré-escolar previsto no Decreto n.º 977 de 10 de novembro de 1993, que tenho ciência que o(a) Senhor(a) ...........................................................................................................................................................militar desta Corporação, requer o benefício em questão referente a nosso (a) filho (a) o (a) menor................................................................................................................................................. nascido (a) em ............../............../............. e seu pleito sendo deferido o pagamento será creditado em sua conta corrente (conta pagamento) e que não recebi o benefício de Auxílio-Natalidade. Brasília, ........ de ......................... de 20....//
.
-Clicar em ADICIONAR
{{:publica:adicionar_filhos-enteados.png|}}
.
Anexos: Incluir Cônjuge/Companheiro
-Clicar no botão “+ Cônjuge/Companheiro”
.
{{:publica:anexo_companheiro.png|}}
Abre uma Pop-UP
-Preencher os campos obrigatórios
-Em TIPO DE DOCUMENTO selecione
-CERTIDÃO DE CASAMENTO
-DECLARAÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL
-CERTIDÃO DE UNIÃO ESTÁVEL
-Em CERTIDÃO - NÚMERO DA INSCRIÇÃO: Inserir o número da inscrição do documento.
-Em CÓDIGO DE VALIDAÇÃO: Verificação da veracidade do documento, geralmente apresentado ao final do documento.
-Em TIPO DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO selecione:
-CARTEIRA DE IDENTIDADE
-CARTEIRA DE HABILITAÇÃO NACIONAL
-Em DECLARAÇÃO DE AUXÍLIO MORADIA: Caso o dependente a ser incluído seja servidor da administração pública, será necessário apresentar declaração do órgão, indicando que ele não recebe auxílio moradia.
-Em DOCUMENTOS COMPLEMENTARES (Necessários apenas para os casos de declaração de união estável firmada em cartório): Para reconhecer a dependência de companheiro concebido a partir de Declaração de União estável firmada em cartório, será necessária a inclusão de 3 instrumentos probantes conforme a lista encontrada na Instrução Normativa/DERHU 1, de 13 de abr. 2020. (Boletim Geral número 71 de 2020).
-Clicar em ADICIONAR
.
Anexos: Incluir Pais
-Clicar no botão "+Pais"
{{:publica:anexo_pais.png|}}
Abre uma Pop-UP
-Preencher os campos obrigatórios
-Em TIPO DE DOCUMENTO selecione
-CERTIDÃO DE NASCIMENTO
-CERTIDÃO DE CASAMENTO
-DECLARAÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL
-CERTIDÃO DE UNIÃO ESTÁVEL
-Em CERTIDÃO - NÚMERO DA INSCRIÇÃO: Inserir o número da inscrição da certidão. Caso a certidão não possua o número de inscrição, inserir os números do termo, livro e página do registro.
-Em CÓDIGO DE VALIDAÇÃO: Inserir o código de verificação da veracidade da documentação, geralmente apresentado ao final do documento.
-Em DECLARAÇÃO E RECIBO DO IMPOSTO DE RENDA DO REQUERENTE: Na declaração deve constar o genitor como seu dependente
-Em DECLARAÇÃO DE ESTADO CIVIL: Declaração de estado civil de solteiro(a) ou Comprovação de dissolução de união estável ou Declaração de separação de fato com firma reconhecida em cartório.
-Em CERTIDÃO/DECLARAÇÃO - CÓPIA: Certidão de casamento, averbação de divórcio, certidão de nascimento ou escritura de União Estável
-Em DECLARAÇÃO PÚBLICA FIRMADA EM CARTÓRIO: Declaração firmada em cartório pelo requerente e pelo (a) genitor (a) a ser reconhecido (a) atestando dependência econômica e declarando quais atividades econômicas o (a) genitor(a) desenvolve. Modelo:
.
//TERMO DECLARAÇÃO PÚBLICA Eu, ......................................................................................., portador(a) da Carteira de Identidade nº .............................. do CBMDF, Bombeiro(a) Militar, SIAPE nº ................................................................, Residente no(a) ......................................................................................, declaro para fins de prova junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal com consequências administrativas e judiciais decorrentes, que o(a) Srº(ª) ......................................................................., RG nº ................................................. CPF.: ........................................, Residente ........................................, com aproximadamente ...................... reais de remuneração mensal é meu (minha) genitor(a) e vive sob minha Dependência Econômica de acordo com o art. 2º, inciso II, da Lei n.º 10.486 de 04 de julho de 2002 c/c Art. 2º, Inciso VI, alínea "f", da Instrução Normativa nº 01/2017 - DERHU, conforme tornou público o anexo 3 do BG nº 228 de 05DEZ2017. E por ser verdade Firmamos a presente Declaração Pública. Brasília - DF , em ........ de ......................... de 20__ . ____________________ Assinatura do Declarante (Requerente)//
-Clicar em ADICIONAR
{{:publica:adicionar_pais.png|}}
.
.
-Selecionar o TERMO DE RESPONSABILIDADE
-Após finalizar o preenchimento, o interessado deverá clicar em “validar”, “salvar” e “enviar”.
Caso algum campo obrigatório não esteja preenchido, não será possível validar e enviar.
{{:publica:termo_de_responsabilidade.png|}}
PARA ACOMPANHAR SEUS PROCESSOS SIGA [[publica:acompanhamento|ESSE PASSO]]
PARA VERIFICAR PENDÊNCIAS NOS SEUS PROCESSOS [[publica:pendencia|ESSES PASSO]]
| [[publica:area_dos_usuarios|área dos usuários]] -- [[publica:projeto_inova| projeto Inova]]|