bi:publico:projeto_bi

Projeto BI CBMDF

A Comissão para Desenvolvimento de Painéis de Gestão de Negócios foi criada com o objetivo apresentar as informações disponíveis nas 68 (sessenta e oito) diferentes bases de dados, cada uma contendo diversas tabelas e campos necessitando um grande trabalho de mapeamento para identificação dos campos necessários para a elaboração dos referidos painéis.

O trabalho desenvolvido pela comissão possibilitou o Business Intelligence - BI de acesso aos dados relevantes da instituição de forma objetiva, rápida e integrada, otimizando a eficiência na tomada de decisão.

O exercício de gestão de um órgão público não é algo simples. Os gestores públicos têm a necessidade de gerenciar o dinheiro dos impostos pagos pela população bem como de manter todos os dados atualizados, ter precisão nas decisões e agilidade nas ações. Destarte, assegura-se o emprego do princípio da eficiência dentro da Administração Pública.

Apesar de ser um benefício comprovado na prática por centenas de gestores públicos, muitos ainda continuam realizando os levantamentos de forma manual, aumentando consideravelmente o risco de tomar decisões equivocadas. Isso ocorre, pela dificuldade de correlacionar informações em várias dimensões sem um sistema automatizado de Business Intelligence para auxiliar na gestão da informação.

As ferramentas de BI auxiliam na otimização e na aceleração da tomada de decisões no dia a dia e no planejamento a longo prazo, podendo ser utilizadas para desenvolver estratégias que levem a um aumento dos benefícios tangíveis. Proporcionam economia de tempo com a apuração dos dados, reduzindo atrasos nas análises de rotina, pois é muito mais fácil acompanhar os indicadores chave regularmente. A análise de dados ajuda os gestores a desenvolver uma visão imediata para, assim, aprimorar sua deliberação com base no tratamento e na análise dos dados que se encontram à sua disposição.

Informações bem estruturadas e precisas criam um ambiente de trabalho mais diligente e enérgico — o que tem como consequência direta a melhora da condição a qual os trabalhadores estão sendo submetidos. Aprimorando, pois, as condições de trabalho, os colaboradores conseguirão lapidar o seu rendimento e sua produtividade, uma vez que se sentirão mais motivados e interessados em trabalhar e gerar resultados.

Com o emprego de uma análise de dados eficiente, vários indicadores de desempenho poderão ser coletados. Assim o gestor poderá identificar os maiores gargalos operacionais e administrativos dentro da corporação.

A designação da comissão inicialmente foi composta pelos membros abaixo nomeados, publicado no Boletim Geral nº 067, de 9 de abril de 2021, com o prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da publicação, para entrega dos trabalhos.

A composição inicial de membros da comissão foi publicada no Boletim Geral nº 191, de 9 de outubro de 2020.

A composição atual da comissão foi publicada no Boletim Geral nº 088, de 11 de maio de 2023.

Clique aqui para visualizar a lista de publicações da comissão até o momento.

Ao final dos prazos de trabalho definidos em cada publicação de designação foram confeccionados os relatórios no SEI com a descrição das atividades desenvolvidas pela comissão.

No dia 24 de julho de 2023, no Auditório José Nilton de Barros, ocorreu o lançamento dos painéis de Gestão Estratégica, Governança e Inteligência de Negócios e a apresentação dos trabalhos realizados pela Comissão de Desenvolvimento de Painéis de Gestão de Negócios conforme convocação publicada no Boletim Geral n° 136, de 20 de julho de 2023.

Um infográfico com o resumo dos trabalhos desenvolvidos pela comissão pode ser visualizado aqui.


Foi verificada a existência de 68 (sessenta e oito) bases de informações e cada uma contendo em diversas tabelas e campos necessitando um grande trabalho de mapeamento para identificação dos campos necessários para a elaboração dos referidos painéis.

Para acesso e tratamento dos dados foram utilizadas as seguintes ferramentas:

  • Microsoft Power BI desktop;
  • Microsoft Visual Studio;
  • PgAdmin;
  • Microsoft SQL Management;
  • Microsoft Excel;
  • Microsoft PowerPoint;
  • MySQL Admin;
  • Inkscape;
  • Entre outras ferramentas de edição de imagens.

O critério de adoção do Power BI para o desenvolvimento dos painéis de gestão foi devido às diversas funções e vantagens apresentadas pela ferramenta sendo algumas apresentadas abaixo:

  • Coleta, tratamento e análise de grandes volumes de dados;
  • Possibilidade de cruzar informações de várias fontes de dados diferentes;
  • Desenvolvimento e geração de Dashboards sem a ajuda da TI;
  • Compartilhamento de relatórios na web e com outros usuários;
  • Visão completa de métricas atualizadas em tempo real;
  • Unificação de dados armazenados na nuvem ou em ambiente local;
  • Disponível em todos os dispositivos móveis: computadores, smartphones e tablets;
  • É self-service, ou seja, permite o autoatendimento e autonomia;
  • Pode ser utilizado por profissionais de diversas áreas (operacional, financeiro, logística e administrativo)
  • Altamente customizável, permitindo que qualquer tipo de usuário crie Dashboards mais elaborados.

Para a padronização do layout dos painéis foi desenvolvido um manual de design que detalha as cores, formas e tipos de gráficos a serem utilizados.

Veja a lista dos painéis desenvolvidos

A partir das especificações das necessidades de determinado setor da corporação os painéis são desenvolvidos no Power BI conforme os passos abaixo:

1 - ETL (extração, transformação e carregamento) de dados de várias fontes tais como:

2 - Análise dos dados e identificação de padrões e inconsistências. A fim de viabilizar a análise, nessa etapa são criados relacionamentos entre as tabelas e medidas (fórmulas) tanto dentro do Power BI com DAX , tanto no PowerQuery com a linguagem M.

3 - Organização dos dados. Criação dos painéis com a organização dos dados em visuais (tabelas ou gráficos) e design das telas.

4 - Distribuição dos painéis.

Os procedimentos para desenvolvimento dos painéis podem ser encontrados aqui.

Os painéis encontram-se disponíveis no Portal de Gestão Estratégica e Inteligência de Negócios do CBMDF.

No portal do GESINT existem 3 níveis de acesso aos painéis:

1. Público: qualquer pessoa pode visualizar;

2. Corporativo: qualquer militar do CBMDF pode visualizar mediante acesso com login institucional;

3. Privado: apenas setores devidamente autorizados podem visualizar estes painéis. O acesso também é feito mediante login institucional.

Clique aqui para saber como solicitar o acesso a um painel privado.



Os painéis também encontram-se disponíveis no site Power BI Service. O acesso pelo Power Bi Service aos painéis deverá ser realizado com o e-mail institucional e a senha específica de acesso.

As principais características de navegação dos painéis no Power BI estão listadas abaixo:

No Power BI os dados são apresentados por meio de visuais. Alguns visuais são: gráfico em barras, mapa de árvore, gráfico de rosca, mapa, entre muitos outros. Os visuais ficam agrupados em páginas ou guias. Existem várias formas de navegar pelas páginas de um painel.

Existe uma interação entre visuais. As visualizações em uma página de relatório único são “conectadas” umas às outras. Isso significa que, se você selecionar um ou mais valores em uma visualização, outras visualizações que usam o mesmo valor serão alteradas com base na sua seleção. Pressione e mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto seleciona dados específicos para combinar os filtros.

Usando análise detalhada em seus pontos de dados, você pode explorar seus dados com ainda mais profundidade tanto para dados numéricos, quanto para dados textuais. Quando um visual tem uma hierarquia, você pode fazer drill down ou drill up, ou seja, explorar um nível superior ou inferior de detalhes em um relatório ou um visual, para revelar detalhes adicionais. Por exemplo, em datas, pode-se refinar os dados a partir de ano, mês, dia.

É possível alterar a aparência de um visual classificando-o por diferentes campos de dados. Ao alterar a maneira como você classifica um visual, é possível realçar as informações que você deseja transmitir. Esteja você usando dados numéricos (como valores de vendas) ou dados de texto (como nomes de estado), pode classificar seus visuais da forma que desejar. O Power BI oferece muita flexibilidade para a classificação e menus rápidos para você usar.

Os visuais de uma página também podem ser filtrados utilizando segmentadores, que nada mais são do que filtros específicos definidos pelo designer do painel.

Uma vez que tenha selecionado os dados de interesse, é possível a criação de um indicador. Um indicador captura o estado de uma página de relatório. Isso inclui as configurações feitas para filtros, segmentações e visuais nessa página. Agora pode-se retornar a esse estado da página de relatório com um único clique. Simplesmente selecione um indicador e o Power BI irá direcioná-lo novamente para essa exibição. Disponível apenas no Power BI Service.

Os relatórios podem se exibidos em muitos dispositivos com tamanhos de tela e proporções variáveis. Existem várias formas de exibição do painel de modo a garantir flexibilidade para exibir páginas de relatório com o tamanho e a largura escolhidos.

Existem várias formas de compartilhar os dados do painel ou de obtê-los para trabalhar em outras plataformas. É possível: copiar os visuais como uma imagem que é enviada à área de transferência do dispositivo; exportar o painel pra PDF; exportar o painel para PowerPoint; exportar o visual como tabela pra Excel, entre outros. Disponível apenas no Power BI Service.



Para entender melhor como navegar nos painéis por meio do Power BI Service, acesse o Tutorial de Navegação do Painéis de BI - CBMDF.


Saiba mais em: Documentação do Power BI para usuários empresariais Guia de Início Rápido: saiba mais sobre as funcionalidades do Power BI para usuários de negócios

  • bi/publico/projeto_bi.txt
  • Última modificação: 2023/10/25 19:53
  • por 02147938181