publica:rel_cirurgia

Objetivo do processo

Possibilitar ao usuário do sistema de saúde do CBMDF solicitar, eletronicamente, Autorizações para Ressarcimento ou Guias da Rede Credenciada de procedimentos cirúrgicoo, de maneira célere, dinâmica e fácil.

  1. O usuário, de posse do receituário médico, comparecia presencialmente ao guichê de atendimento da Diretoria de Saúde e solicitava a Autorização de Ressarcimento ou Guia da Credenciada a fim de realizar procedimento cirúrgico. Era comum o usuário aguardar por até duas horas o atendimento. Nessa ocasião, o paciente recebia uma guia para acompanhar o pedido.
  2. A documentação apresentada pelo paciente era encaminhada para Seção de Auditoria da DISAU. Depois de alguns dias o paciente era comunicado da necessidade de fazer perícia médica. Após a perícia, aguardava por cerca de 15 dias, até a Seção de Auditoria notifica-lo para buscar a Guia da Credenciada ou a Autorização de Ressarcimento.
  3. No caso de receber uma Autorização de Ressarcimento, o usuário solicitava via processo eletrônico, utilizando o do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o ressarcimento dos valores pagos.
  1. Falta de acesso dos militares veteranos ao SEI, por determinação da Unidade Central de Gestão do SEI- GDF.
  2. Demora no atendimento - era comum os usuários do sistema de saúde aguardarem por até duas horas o atendimento.
  3. Os processos eram devolvidos constantemente para correções em razão de falta de documentos complementares para solicitar um procedimento cirúrgico.
  4. Não raras vezes, ocorria o envio de processos para unidades erradas, tendo em vista que o processo gerado no SEI não possui controle na tramitação, o que deixa o requerente vulnerável, por se tratar de processos de saúde que requerem restrição de acesso.
  5. O setor de análise tinha dificuldades pois não havia informações tabuladas e os dados eram confrontados transferindo algumas informações para uma planilha excel.
  6. Havia muito recurso humano empregado, sendo cerca de 20 militares, e os processos de cirurgia tinham um tempo médio de tramitação superior a 3 meses desde o protocolo até a liberação do procedimento.
  1. Foram analisadas todas as fases processuais entre junho a agosto de 2020, sendo realizado o primeiro pedido em setembro.
  2. Os militares veteranos passaram a realizar seus pedidos por meio do INOVA, sem a necessidade de assinar o requerimento, uma vez que está pacificado entre os tribunais de controle e judiciais que o login e senha dispensam a assinatura de documento de petição, nesse caso.
  3. Foram construídos formulários e fluxo visando comtemplar os setores responsáveis pela análise.
  4. Com a definição do fluxo, o processo tramita somente nos setores configurados para tal, sem a necessidade de escolher para qual ambiente enviar o processo.
  5. O formulário do demandante possui campos que são preenchidos automaticamente, após login do usuário, e os demais campos, que são complementares, são de preenchimento obrigatório. Além disso, não há necessidade de formulação de texto, pois o formulário se converte em um documento do tipo requerimento com todas as informações necessárias para posterior análise do setor competente.
  6. Foi disponibilizado ao usuário final realizar o requerimento e acompanhar seu processo através do INOVA, sendo obrigatório realizar os pedidos exclusivamente via sistema a contar de setembro de 2020.
  7. Os documentos necessários para análise do pedido tornaram-se obrigatórios, não sendo possível enviar o formulário na falta de algum deles.
  8. Foi disponibilizado ao usuário tutorial https://wiki.cbm.df.gov.br/publica:saude_-_pedido_para_realizar_cirurgias_eletivas visando facilitar o uso da plataforma para realização das demandas.
  9. O setor de análise do processo possui acesso a relatório contendo todas as fases e dados processo, podendo gerenciar melhor seu trabalho e a parte financeira.

Fluxo final do processo de Autorização para Cirurgia Eletiva

2020 Total de processos analisados:749 Quantidade processos aprovados: 603

  • publica/rel_cirurgia.txt
  • Última modificação: 2022/09/01 11:08
  • por 127.0.0.1