Objetivo do processo
Possibilitar ao usuário do sistema de saúde do CBMDF solicitar, eletronicamente, ressarcimentos de valores desembolsados em tratamentos de maneira mais prática, dinâmica e fácil, nos casos em que não há cobertura pela rede credenciada ou por restrição da Diretoria de Saúde.
Rotina processual antes da utilização da metodologia do Inova CBMDF :
- O usuário comparecia presencialmente ao guichê de atendimento para solicitar autorização e era obrigado a aguardar por cerca de 90 minutos até ser atendido.
- A Autorização era emitida por meio de uma guia em papel e o usuário deveria completar os dados à mão.
- Os militares veteranos passaram a realizar seus pedidos por meio do INOVA, sem a necessidade de assinar o requerimento, uma vez que está pacificado entre os tribunais de controle e judiciais que o login e senha dispensam a assinatura de documento de petição, nesse caso.
- O usuário era atendido em uma clínica, pagava e solicitava a nota fiscal.
- Por fim, entrava no SEI e solicitava via processo eletrônico o ressarcimento dos valores pagos.
- A SERIN (Seção de Ressarcimento e Indenização da Diretoria de Saúde) recebia o processo SEI, realizava a análise, devolvia para correções, encaminhava ao setor especializado, ou aprovava os que estavam em sua competência.
Principais problemas identificados
- Falta de acesso dos militares veteranos ao SEI, por determinação da Unidade Central de Gestão do SEI- GDF.
- Constante devolução de processos para correções em razão de erros no preenchimento da requisição do ressarcimento.
- Era comum o envio dos processos para unidades erradas, tem em vista que processo gerado no SEI não possui controle na tramitação, deixando o requerente vulnerável, em razão de se tratar de processos de saúde que requerem restrição de acesso.
- O setor de análise tinha dificuldades pois não havia informações tabuladas e os dados eram confrontados transferindo-se algumas informações para uma planilha excel.
- Havia muito recurso humano empregado, sendo cerca de 12 militares, e os processos tinham um tempo médio de tramitação superior a 6 meses desde o protocolo até o efetivo ressarcimento.
Implantação do projeto Inova CBMDF nos processos de Ressarcimento
Metodologia aplicada
- Foram analisadas todas as fases processuais entre novembro e dezembro de 2019, sendo realizado o primeiro pedido piloto em novembro.
- Foi construído um protótipo no INOVA de automação com fluxo e formulários que atendiam os setores de análise.
- Com a definição do fluxo, o processo tramita somente nos setores configurados para tal, sem a necessidade de escolher para qual ambiente enviar o processo.
- De posse da Autorização de Ressarcimento usuário faz o processo por meio de qualquer computador e até celular, sem a necessidade de se deslocar para qualquer unidade da DISAU.
- O formulário do demandante possui campos que são preenchidos, automaticamente, após login do usuário, e os demais campos, que são complementares, são de preenchimento obrigatório. Além disso, não há necessidade de formulação de texto, pois o formulário se converte em um documento do tipo requerimento no SEI com todas as informações necessárias para posterior análise do setor competente.
- Os documentos necessários para análise do pedido tornaram-se obrigatórios, não sendo possível enviar o formulário na falta de algum deles.
- O setor de análise do processo possui acesso a relatório contendo todas as fases e dados processo, podendo gerenciar melhor seu trabalho e a parte financeira.
- O usuário final realiza o requerimento e acompanha seu processo através do INOVA, sendo obrigatório exclusivamente via sistema a contar de 23/01/2020, tendo o primeiro processo aprovado em 10/03/2020 e ressarcido ao usuário em 22 06/2020.
Fluxo final do processo de ressarcimento
Dados estatísticos :
2020 Total de processos analisados:4496 Total de processos aprovados: 2895 Total de processos pagos: Valores pagos: 2021 (houve redução dos processos de ressarcimento, em virtude da entrada do processo do tipo “Autorização para Procedimentos em Saúde”, que passou a abarcar todas as fases de autorização, desde a emissão da guia até o ressarcimento de valores para o usuário. Atualmente, os processos de ressarcimento se resumem ao pagamento de guias emitidas anteriormente à entrada do processo de “Autorização para Procedimentos em Saúde” e as emitidas pelo Laboratório da POMED. Para ter os dados relativos ao novo tipo de processo clique aqui) Total de processos analisados: Total de processos aprovados: Total de processos pagos: Valores pagos: