dimat:espec_masc

MÁSCARA FACIAL COMPLETA COM CÂMERA INFRAVERMELHA INTEGRADA

A máscara facial completa deve ser própria para utilização com equipamentos autônomos de proteção respiratória (EAPR), permitindo que seja mantida uma pressão positiva dentro da própria máscara, após a primeira inalação do usuário. Também deverá permitir seu uso com filtros e cartuchos químicos, assim como respiradores purificadores de ar motorizados (PAPR).

A máscara facial deve se ajustar a pessoas com rostos de diversas formas e tamanhos, com interferência mínima no campo visual. Ela deve estar disponível em pelo menos três tamanhos diferentes, codificados através de cores para facilitar sua identificação. O vedante facial deve ser feito de borracha sintética, especialmente desenvolvida para atividades com produtos químicos e contato direto com fogo, sendo que o mesmo deve ser fixado na lente por uma estrutura de canais utilizando dois fixadores. A lente deve ser única, substituível e atender aos requisitos de impacto e penetração de uma viseira de proteção conforme especificado na ANSI Z87+. Adicionalmente a lente deve possuir tratamento antiembaçante na parte interna, bem como resistir à abrasão e ataques químicos na parte externa. Quando utilizada com equipamento autônomo de proteção respiratória (EAPR), filtros químicos ou respiradores motorizados, o conjunto deverá ser certificado pela NIOSH 42 CFR-84.

A máscara deve possuir ao menos cinco pontos de apoio e quatro pontos de ajuste, touca e tiras de ajuste em fibra para-aramida, selagem facial dupla e uma entrada do tipo ¼ de volta para encaixe da válvula de pressão positiva. Em relação à comunicação, a máscara facial deverá atender os requisitos de “Comunicação não Eletrônica” do item 8.10 da norma NFPA1981:20013. Para tal, deverá possuir dois diafragmas de voz montados diretamente na lente e ligados a uma mascarilha de silicone, através de tubos visando uma projeção aprimorada da voz. Diafragmas de voz, tubos e mascarilha devem ser facilmente removíveis sem o uso de ferramentas.

Uma câmera térmica deve estar acoplada à máscara facial, sendo que a visualização da imagem deve ocorrer através de um display montado dentro da máscara, sem que ocorra a obstrução do campo de visão periférica do usuário. O conjunto de imagem térmica, formado pela câmera e display, deve trazer ao bombeiro maior reconhecimento situacional através da visão infravermelha e leitura da temperatura, auxiliando a progressão em ambientes internos com fumaça e pouca visibilidade. A câmera deve possuir sensor de captação com resulação de pelo menos 160×120 pixels e taxa de atualização de 9Hz. A alimentação dos dispositivos deve ser feita por pilhas padrão de mercado, com autonomia mínima de 4 horas. O material deve ser a prova d’agua conforme IP66 e intrinsecamente seguro conforme UL913 Classe 1 ou ATEX Zona 0.

A máscara facial completa deve fornecida com opção para montagem de um sistema de comunicação ou projeção eletrônica da voz.

A máscara facial completa deverá cumprir com os requisitos da NFPA1981 edição 2013, onde a mesma é submetida a uma carga de calor radiante de 15 kW/m2 por 5 minutos, a uma taxa de respiração de 40 lpm. Depois deste período de tempo a máscara deve ser capaz de permitir que o EAPR mantenha a pressão positiva por pelo menos 24 minutos independentemente da capacidade do cilindro.

  • dimat/espec_masc.txt
  • Última modificação: 2022/09/01 11:08
  • por 127.0.0.1